Multiprest

CASES

Conheça um pouco mais sobre nossa atuação e como ajudamos nossos clientes nestes mais de 30 anos. Experiências, projetos, consultorias, defesas e muito mais…

Logística Reversa da Associação Brasileira de Bebidas
ABRABE - Associação Brasileira de Bebidas

A Multiprest atua junto à ABRABE como coordenadora do Comitê de Sustentabilidade na gestão do Programa ABRABE de Logística Reversa de Embalagens pós-consumo.

A coordenação das ações do Comitê de Sustentabilidade da ABRABE teve seu início em julho de 2018 e pode ser intensificada a partir da estruturação de um programa setorial de logística reversa de embalagens pós-consumo, com planejamento técnico e financeiro, definição de metas e monitoramento de indicadores e a integração da gestão dos programas Glass is Good (foco na recuperação de embalagens de vidro) e Ecogesto (foco no desenvolvimento de entidades de catadores de materiais recicláveis).

A Associação internalizou as ações de logística reversa de embalagens visando o atingimento setorial dos resultados estabelecidos pela legislação ambiental, em especial a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), lei Federal 12.305/2010 e o respectivo Acordo Setorial firmado junto ao Ministério de Meio Ambiente (MMA).

Nosso Diretor Felipe Zacari Antunes, responsável pela área de Sustentabilidade da Multiprest, atua diretamente no projeto na construção conjunta com o cliente do plano de trabalho, estabelecimento das metas, indicadores e ações de sustentabilidade, e sendo o responsável direto pelo gestão do planejamento, execução e monitoramento dos resultados.

Os principais resultados gerados são:

  • Fortalecimento e sistematização da atuação das empresas associadas da ABRABE na agenda de sustentabilidade do setor;
  • Representatividade da Associação em grupos multisetoriais e articulação com diferentes stakeholders;
  • Contribuição no desenvolvimento do primeiro relatório de sustentabilidade do setor em 2021;
  • Implementação e manutenção de um programa setorial de logística reversa de embalagens pós-consumo;
  • Atingimento dos resultados anuais necessários de recuperação de embalagens; e
  • Conformidade com a legislação ambiental para o tema nas diferentes esferas.

Projeto e Implantação de Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e Gestão de Resíduos Sólidos
Bebidas Fruki – CD Canoas

Inicialmente fomos contratados para realizar o acompanhamento da gestão de resíduos durante a obra de instalação de um Centro de Distribuição (CD) no município de Canoas.

Para a instalação do novo empreendimento, o órgão ambiental determinou a obrigatoriedade da elaboração e implantação de um projeto de uma ETE para o empreendimento.

A Multiprest, através do seu corpo técnico, foi a responsável técnica (ART) pela elaboração e implantação do projeto, além de realizar o acompanhamento desde a construção até o início da operação da ETE.

Ao iniciar as atividades de operação do empreendimento, fez-se necessária a implantação da gestão de resíduos completa, organizando desde a segregação, acondicionamento, armazenamento temporário, identificação de prestadores, até o transporte e destinação final dos resíduos da unidade.

A Multiprest além de elaborar o plano de implantação da Gestão de Resíduos, apoiou com consultoria, treinamento e acompanhamento a implantação da gestão por meses. O acompanhamento para verificação da devida implantação da aculturação da gestão de resíduos na operação desta unidade se deu com a presença semanal dos técnicos da Multiprest. Outro ponto importante que cabe ressaltar é que todo e qualquer empreendimento é o responsável legal pela destinação de seus resíduos e corresponsável por eventuais problemas ocorridos nos prestadores de serviço. Para mitigar esses riscos, a Multiprest desenvolveu um processo de homologação de prestadores garantindo, desta forma, a redução de riscos e impactos indiretos à operação do empreendimento.

Todos os trabalhos realizados garantiram a conformidade e atendimento às exigências ambientais, bem como a segurança ambiental da implantação deste empreendimento, desde o começo das obras até o início de operação do CD.

Alguns dos resultados obtidos: 

  • Viabilização da instalação do CD, pelo atendimento da condicionante referente à ETE;
  • Cumprimento dos requisitos legais quanto à destinação dos resíduos na obra;
  • Cumprimento dos requisitos legais relativos à gestão de resíduos da operação; e
  • Aculturação, padronização e implantação da Gestão de Resíduos na operação.

Projeto e Implantação de Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) Industriais Compacta
Indústria Serigráfica Tekne

Uma ETE convencional, normalmente, tem equipamentos e operações relativamente complexos, contudo a realidade da planta era um espaço bastante reduzido associado à necessidade de implantação de uma operação simplificada, com o mínimo de operação humana possível.

Diante destas necessidades, o corpo técnico da Multiprest desenvolveu um projeto e um plano de implantação de uma ETE compacta, com capacidade de atender à geração de efluentes de forma adequada, com uma operação extremamente eficiente e simples, evitando, assim, um volume expressivo de profissionais para a operação e controle.

Com o objetivo de melhorar ainda mais a eficiência ambiental do empreendimento, a Multiprest realizou, paralelamente, um trabalho de análise e aplicação de medidas de Produção Mais Limpa no processo produtivo do cliente, permitindo, desta forma, reduzir o impacto da produção e consequentemente do volume de efluentes.

O trabalho realizado de forma mais ampla permitiu:

  • Ganhos de eficiência na operação;
  • Redução de efluentes;
  • Redução nos custos de tratamento;
  • Redução do dimensionamento da ETE necessária; e
  • Redução do impacto ambiental de forma mais completa e efetiva para o empreendimento como um todo.